Considerando a estrutura curricular adotada na Universidade de Brasília, os conteúdos definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Estatística de graduação plena (Resolução CNE/CES 8/2008) foram organizados em dois módulos: integrante e livre.

O primeiro módulo é composto por três conjuntos de disciplinas: obrigatórias, obrigatórias seletivas e optativas. O segundo compreende as outras disciplinas de livre escolha do estudante, as atividades complementares e as de extensão.

As componentes curriculares do Núcleo de Conhecimentos Fundamentais são abordadas pelo conjunto de disciplinasobrigatórias. As disciplinas obrigatórias seletivas e as optativas contemplam as componentes do Núcleo de Conhecimentos Específicos.

As disciplinas optativas do módulo integrante e livre oferecem ao estudante uma formação horizontal entre as várias áreas do conhecimento. Além das disciplinas regulares de Graduação, o currículo estimula a participação dos estudantes em atividades complementares que contemplam participação em atividades de pesquisa, ensino e extensão, em eventos (encontros estudantis e profissionais, congressos e reuniões científicas), o exercício da monitoria e os estágios extracurriculares.

Componentes Curriculares Integrantes

O total necessário para a conclusão do Bacharelado em Estatística da UnB é de 200 créditos, dos quais 124 são obrigatórios,16 créditos são na cadeia de seletividade; e os 60 créditos restantes são optativos.

Se um estudante cursar com aprovação mais de 16 créditos da cadeia de seletividade, o excedente será integralizado como crédito optativo.

Dos 60 créditos optativos, a critério do estudante, até 30 poderão ser integralizados por meio de atividades complementares, dos quais 24 podem ser de disciplinas de módulo livre e 8 créditos de atividades de extensão.

Distribuição do número de créditos para a integralização curricular

Módulo Créditos N° de Créditos
Integrante Obrigatórios 124
Cadeia de Seletividade (AC) 16
Optativos (DC) 30
Livre Optativos de Módulo Livre ou de Extensão ou de Atividades Complementares 30
 Total de créditos das Atividades Didáticas 200

Créditos por período total e tempo de permanência

Mínimo Recomendado Máximo
Créditos por Período 14 créditos 20 a 26 créditos 30 créditos
Total de Créditos do Curso 200 créditos  200 créditos 200 créditos
Tempo de Permanência 8 semestres 8 semestres 16 semestres

Atividades Complementares

As Atividades Complementares estão divididas em 5 Grupos que consideram a participação do estudante de estatística:

• Em atividades de extensão desenvolvidas pelo EST;
  • No ensino, como monitor ou auxiliando o professor na elaboração de material didático ou outras tarefas designadas pelo professor interessado;
  • Como ouvinte em seminários, conferências, palestras, oficinas, apresentações de projetos de estágio supervisionado;
  • Em pesquisas sob orientação de docentes do EST, publicações de resumos em anais de congressos, revistas ou jornais científicos, e bolsa de iniciação científica;
  • Em outras atividades como o auxílio na organização de eventos e no desenvolvimento de estágios extracurriculares.

Oferta e Fluxo