O Departamento de Estatística da Universidade de Brasília conta com um corpo docente qualificado e heterogêneo, com ótima infraestrutura e diversas oportunidades de formação profissional para os alunos. Recentemente, um novo currículo foi implementado visando a atualização das demandas necessárias para a formação do profissional em Estatística.O aluno pode aprofundar conhecimentos teóricos participando de projetos de iniciação científica, de extensão e de assistência ao ensino. Como complementação ao aprendizado teórico, o aluno tem diversas oportunidades de atividades práticas em estágios ou na empresa de consultoria júnior do departamento. A proximidade da UnB com órgãos e instituições do poder público, matrizes de grandes bancos, instituições de pesquisa, agências reguladoras e federais, permite que os alunos do curso realizem estágios e possam futuramente atuar em diferentes áreas de aplicação. 

Para atender às atuais demandas da sociedade e do mercado de trabalho, a atual estrutura curricular apresenta um rol de disciplinas para formar um estatístico que, já no início da sua carreira, possa atuar nas diferentes áreas. A proposta também permite que o estudante escolha disciplinas e atividades complementares, segundo suas afinidades. 

  • Propiciar conhecimentos sólidos e atualizados para formar o estatístico com as habilidades e as competências necessárias para o exercício da profissão e a continuidade dos estudos em cursos de pós-graduação;
  • Propiciar integração de conteúdo entre as disciplinas de fundamentação teórica e prática desde o inicio do curso; 
  • Formar profissionais cientes da necessidade de permanente atualização profissional;
  • Formar profissionais comprometidos com a ética profissional e sua responsabilidade social, capazes de interagir e se comunicar com profissionais e pesquisadores e diferentes áreas do conhecimento.

Professores e alunos do departamento vêm desenvolvendo projetos de iniciação científica, de Extensão e de assistência ao ensino, que promovem o aprendizado sobre o mercado de trabalho. O departamento possui a empresa Junior ESTAT Consultoria, que proporciona oportunidades para a capacitação de alunos em projetos de consultoria estatística.