01 - Título: Nivelamento em Estatística Matemática 2022
Modalidade da ação: Projeto
Resumo: A Universidade de Brasília recebe frequentemente, alunos muito heterogêneos, não só com relação à faixa etária, mas, sobretudo quanto às competências e habilidades do conhecimento preliminar esperado da Educação Básica. Procurando lidar com esta realidade no Departamento de Estatística (EST) do Instituto de Ciências Exatas (IE) da UnB, desde 2018 estamos oferendo anualmente o curso de Nivelamento em Estatística Matemática, que inspirou este projeto e foi pensado como um procedimento apoio às disciplinas com elevadas taxas de evasão e retenção no Instituto de Ciências Exatas (IE), como Introdução à Probabilidade, Cálculo I, Cálculo II, Cálculo III, Cálculo de Probabilidades I, Cálculo de Probabilidades II, Inferência Estatística, dentre outras. Ao mesmo tempo, o projeto visa propiciar aos estudantes que ingressaram ou que pretendem ingressar na UnB conteúdos básicos de Matemática Elementar (somatórios e produtórios, funções, teoria de conjuntos), Análise Combinatória, Probabilidade, Estatística Descritiva e Computação em Estatística. Além disso, pretendemos analisar a trajetória acadêmica de alunos egressos do projeto e realizar um estudo comparativo destes com relação aos demais discentes da UnB, de modo geral.

02 - Título: Promovendo Educação Estatística
Modalidade da ação: Projeto
Resumo: Saber interpretar e analisar tais informações na linguagem Estatística é fundamental para todos os cidadãos. Potencializa a capacidade de compreensão do que se passa à sua volta e no mundo. Permite que cada um possa perceber a realidade de forma mais crítica. Neste contexto, o projeto de extensão “Promovendo Educação Estatística” visa promover o ensino da Estatística junto à escolas públicas da Educação Básica na Região do Distrito Federal. Esperamos que os estudantes e professores participantes deste projeto passem a vincular os ensinamentos Estatísticos ministrados com sua formação cidadã plena.

03 - Título: Leitureiros 2022
Modalidade da ação: Projeto
Resumo: Este projeto interventivo propõe a implementação de um clube de leitura, considerando a importância da leitura em todas as áreas do conhecimento e que enquanto atividade social, essa prática compete a todos os professores, conforme nos dizem (KLEIMAN e MORAES, 1999, p. 98). Assim, este projeto pretende, através deste espaço estratégico na formação de leitores, dar voz a alunos e professores por meio da socialização de leituras. Como parte da metodologia, os participantes se reunirão virtualmente, para debater um texto literário previamente escolhido pela curadoria. Criaremos uma sala de leitura virtual onde estarão disponibilizados E-books gratuitos e legalizados, faremos a organização de catálogo com lista de links para acesso às bibliotecas, museus e pinacotecas, também criaremos um fórum interativo entre os participantes para sugestões, trocas e comentários. Pretendemos, a partir de um grupo focal de estudantes participantes do clube de leitura, implementar um pesquisa-ação e através de métodos estatísticos, avaliar em que medida a participação ativa dos estudantes no clube de leitura influencia na vida escolar deles.
Vigência: 01/03/2022 a 31/12/2022

04 - Título: Meninas, vamos falar de Estatística?
Coordenador(a): Profa. Juliana Betini Fachini Gomes
Modalidade da ação: Projeto
Resumo: Diante da persistente desigualdade de gênero nos cursos de Ciências Exatas, este projeto busca despertar, entre as estudantes da Educação Básica, suas potencialidades e mostrar que estudar em universidades públicas e escolher carreiras como a Estatística, pode ser por elas alcançado. Na perspectiva de despertar mais precocemente nas estudantes o interesse pela área de Exatas, decidiu-se desenvolver o projeto com estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. O projeto trabalha com elementos da Matemática e da Estatística na interpretação das informações da vida cotidiana de alunas do Centro de Ensino Fundamental 02 do Paranoá. Compartilham-se também experiências da vida universitária.
Vigência: abril/2022 a dezembro/2022

05 - Título: Fortalecimento da capacidade de análise e visualização de dados sobre mortalidade no DF
Coordenador(a): Profa. Ana Maria Nogales Vasconcelos
Modalidade da ação: Projeto
Resumo: Dados de diversas naturezas são divulgados cotidianamente. No entanto, ainda que o volume de dados seja cada vez maior, observa-se limitada capacidade técnica para a sua exploração e análise. No caso específico de estatísticas vitais, a pandemia veio evidenciar a necessidade da contribuição da academia na análise e visualização desses dados, no sentido de subsidiar políticas públicas essenciais na área da saúde da população. O projeto de extensão universitária será realizado junto à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal responsável pela coleta e disseminação de dados sobre nascimento e óbitos ocorridos no Distrito Federal. Tem como objetivo contribuir no fortalecimento da capacidade de análise e visualização de dados sobre a mortalidade no Distrito Federal, com detalhamento geográfico e características sociodemográficas. .
Vigência: 01/04/2022 a 30/12/2022