Conforme orientações da Circular nº 20/2020/ DAIA/DEG/DEG, a UnB passará a permitir a assinatura eletrônica de Termos de compromisso de estágios e outros documentos relativos a estágios. Para tanto, o aluno deverá seguir as orientações abaixo:

1) Fazer o download do documento correspondente ao caso. São eles:

Para primeiro contrato no órgão/empresa:

Para renovação do contrato:

Para término do contrato de estágio:

Para apresentação do relatório de atividades do estágio:

Orientações de preenchimento dos documentos:

- No campo “Semestre” deverá ser indicado o período de curso constante nos sistemas da UnB (exemplo: 4º semestre) e não o semestre de ingresso;

- No campo “Turno” deverá ser informado DIURNO;

- Nome social é a designação pela qual a pessoa travesti ou transexual se identifica e é socialmente reconhecida, conforme dispõe o Decreto Presidencial n. 8.727, de 28 de abril de 2016. Assim, constará nos documentos oficiais o nome social da pessoa travesti ou transexual, se requerido expressamente pelo interessado, acompanhado do nome civil. Caso contrário, não preencher o item.

2) O aluno deve enviar o arquivo integralmente preenchido, em formato editável, para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

- Após o encaminhamento do documento eletrônico, não poderá ser realizada qualquer alteração em seu teor. Assim, o documento encaminhado pelo aluno para análise da Secretaria do EST deverá ser previamente discutido entre a empresa concedente, o agente de integração e o estudante.

- As atividades mencionadas no Plano de Atividades deverão estar relacionadas ao curso de Estatística.

3) Aguardar análise do pedido pela Coordenação de Graduação e Secretaria do EST;

4) Após a autorização do Coordenador do Curso para a realização ou continuidade do estágio, todas as pessoas que precisarão assinar o documento eletronicamente (estudante, supervisor do estágio, responsável pela empresa concedente e o agente de integração, quando houver) deverão realizar o cadastro como Usuário Externo no sistema SEI, seguindo as etapas abaixo (o cadastro só precisa ser realizado uma única vez):

- Salientamos que é de responsabilidade do aluno entrar em contato com as partes envolvidas no processo e que caberá ao aluno repassar as orientações devidas para todas as partes.

- acessar o portal SEI (http://www.portalsei.unb.br/);

- selecionar a opção <Usuário Externo e Aluno> para acessar a tela de cadastro e localizar o campo <Acesso para Usuários Externos>, optando por <Clique aqui se você ainda não está cadastrado>;

- o sistema irá dar acesso a outra tela para cadastro de pessoas físicas com demandas em processos administrativos na instituição (<Clique aqui para continuar>);

- preencher todos os campos e enviar o cadastro para autorização.

5) O aluno deve comunicar a secretaria do EST, por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), que todos os assinantes já realizaram o cadastro no SEI, para que o documento seja liberado para assinatura.

Observação: É muito importante que os endereços de e-mails estejam digitados corretamente, pois é a partir deles que cada envolvido receberá as mensagens para cadastro e assinatura do documento.

6) Após a liberação do cadastro de todos os Usuários Externos no sistema SEI pela secretaria do EST, os documentos relativos ao estágio serão disponibilizados para assinatura. Os interessados receberão no e-mail cadastrado um novo link para assinar o documento (colocando a senha cadastrada).